Muitas vezes se ouve que a água de um determinado local, devido à grave poluição, trará doenças. A água contaminada, no entanto, apresenta alterações de cor, sabor e odor, mas nem sempre causa doenças.
Exemplos de doenças causadas por bacterias
As bactérias tem má fama por causarem doenças:
Devido à presença de patógenos como bactérias e protozoários( doença causada por verme ) e substâncias tóxicas como metais pesados, nos referimos à água contaminada como água capaz de colocar em risco a saúde da população.
Esta água, ao contrário da água potável, não deve ser utilizada para consumo humano, nem mesmo para fins recreativos. Simplificando, a água poluída é um tipo de água poluída que pode causar problemas de saúde. Assim, podemos concluir que toda água poluída é poluída, mas nem toda água poluída é poluída. A poluição da água pode ocorrer de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, pesticidas e fertilizantes.
Todos esses tipos de contaminação ocorrem principalmente devido ao descarte inadequado dessas substâncias e acidentes que poderiam ser evitados se as regras básicas de segurança fossem seguidas. Doença causada pelo solo: Também contamina água, a diarreia é a mais proeminente entre as principais doenças causadas por água contaminada. Todos os anos, milhões de pessoas, especialmente crianças, morrem desta doença causada pela ingestão de água imprópria.
As bactérias tem má fama por causarem doenças
As pessoas de baixa renda sofrem mais mortes, muitas vezes devido à falta de saneamento. Além da diarreia, a água contaminada pode transmitir doenças como giardíase, leptospirose, cólera e febre tifoide. danos à saúde. Esses poluentes podem causar intoxicações, causar danos ao sistema nervoso, fígado e rins, e podem mesmo levar ao câncer. E não apenas as bactérias e sim vários tipos de contaminção que trazem doenças e um programa de saneamento eficaz pode evitar um grande número de mortes devido à poluição da água.
É importante ressaltar que há controles mais rígidos sobre o descarte de produtos químicos, o uso de fertilizantes e o tratamento de esgoto antes do descarte. Também é importante que a água seja tratada e testada antes de ser liberada ao público. Ao criar políticas para prevenir a poluição da água, estamos ajudando a fornecer água às cidades porque as pessoas terão acesso a mais água de qualidade. Além disso, contribuímos para manter as cidades limpas, prevenir e controlar doenças e promover uma melhor higiene.
Veja também Água gelada em jejum .