Pular para o conteúdo

Good Light

Início » Dicas de saúde » 3 exercícios físicos que ajudam na ansiedade

3 exercícios físicos que ajudam na ansiedade

A ansiedade é um problema de saúde mental que tem se tornado cada vez mais comum, de forma que muitas pessoas chamam a doença de “problema do século”. Isso porque, o estilo de vida mais agitado combinado com dinâmicas modernas, como das redes sociais, tem deixado as pessoas em geral mais propensas à ansiedade. 

Dessa forma, para além de tratamentos com medicações, muitos médicos têm sugerido o controle da ansiedade através de profissionais multidisciplinares, como psicólogos, nutricionistas e até mesmo educadores físicos.

A medida para o tratamento vem da comprovação científica de que exercícios ajudam no controle de problemas psicológicos. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito da ansiedade, bem como principais características, forma de tratar e controlar, além de entender por que que os exercícios físicos podem ajudar na tarefa de controlar a ansiedade e aprender alguns desses exercícios, assim como em um curso de gestão hospitalar.

Qual a relação entre ansiedade e exercícios físicos?

Muitas pessoas não sabem, mas a ansiedade é algo normal do ser humano, uma vez que esta nada mais é do que uma resposta do corpo e da mente a uma série de situações ou eventos.

Entretanto, a partir do momento que essas respostas tornam-se excessivas, afetando a qualidade de vida do paciente, o problema é diagnosticado como transtorno. 

Uma vez que a ansiedade se transforma em um transtorno, isso significa que para controlar seus malefícios é necessário buscar tratamentos. Vale lembrar que o principal sintoma do transtorno de ansiedade é a preocupação constante e incontrolável que pode afetar aspectos físicos, como queda de cabelo e insônia, por exemplo. 

Dentro desses aspectos, o exercício físico entra em cena como uma opção de tratamento complementar ao acompanhamento médico, uma vez que a prática desses exercícios é capaz de liberar substâncias no cérebro, substâncias essas que são  responsáveis por sensações de alegria e bem-estar. 

Justamente por isso que equipes formadas em graduação em gestão de pessoas estão promovendo cada vez mais em empresas, convênios e planos em academias, para promover a seus funcionários uma melhor qualidade de vida. 

Como a atividade física pode diminuir a ansiedade?

Existem práticas extremamente benéficas para o cérebro. No caso de estudos, é possível exercitar o cérebro e ao estudar para um curso de gestão financeira online, por exemplo, conseguir uma capacidade de pensamento mais ágil e rápido. 

Entretanto, quando o assunto está relacionado a problemas de saúde mental, como é o caso do distúrbio de ansiedade, o exercício físico se torna um aliado por liberar endorfina e serotonina, hormônios que são relacionados a sensação de prazer e portanto são capazes de amenizar o sintoma de preocupação constante causado pela ansiedade. 

Além disso, o esporte também é capaz de promover interação social, que muitas vezes podem ser de diferentes esferas sociais, ou seja, pessoas de outros costumes e outros interesses, formadas em outras áreas, como por exemplo em gestão hospitalar ead 2 anos, o que também ajuda na hora de controlar a ansiedade. 

Por último, mas definitivamente não menos importante, o exercício físico também é capaz de trazer benefícios à saúde física, o que estimula a autoestima, característica importante não só para o controle da ansiedade, como também para a manutenção da saúde mental como um todo.

Quais exercícios são bons para combater a ansiedade?

Uma vez que foi possível entender a importância do exercício físico e como ele pode ajudar no controle da ansiedade assim como pessoas que estudam e pesquisam por gestão financeira ead preço conseguem controlar suas finanças, confira a seguir três opções de exercícios para o combate ao transtorno de ansiedade. 

  1. Caminhada ou corrida

A caminhada ou prática da corrida são opções de exercício físico acessíveis que qualquer um pode praticar em qualquer lugar e sem necessidade de equipamentos.

Dessa forma, a caminhada é uma boa pedida, pois, enquanto caminhamos, nossos pensamentos excessivos entram em pausa, como em uma meditação ativa.

Entretanto, para aqueles que estão em melhor condição física, correr pode ser ainda mais benéfico, uma vez que a corrida ajuda a desenvolver nossa estrutura óssea e muscular, além de aumentar nossa resistência.

  1. Dança

Outra opção é a dança que além de exercitar o corpo também pode entreter e se tornar um programa, além de tudo, divertido para quem pratica. Sendo assim, praticar aulas de dança é uma ótima oportunidade para aliviar o estresse.

Em suma, a dança tem o poder terapêutico de ajudar em questões como:

  • Melhora da autoestima;
  • Aumento da coordenação motora;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Estímulo para a criatividade.

A dança também promove uma melhora na saúde física como um todo, o sistema cardiovascular é profundamente afetado positivamente por essa movimentação.

  1. Yoga

Por último, mas não menos importante, o yoga é uma ótima pedida para trabalhar a postura e a respiração, combatendo diretamente os principais sintomas físicos da ansiedade. Além disso, a atividade aumenta a flexibilidade do corpo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *