Você já ouviu falar em CRM e marketing de relacionamento? Essa é uma sigla em inglês, que em português pode ser traduzida como gestão de relacionamento com o cliente. Justamente por isso, essa ferramenta que nada mais é do que um software, pode ser confundida com o marketing de relacionamento.
Entretanto, apesar de trabalharem em uma mesma direção, que é a construção de uma relação com o consumidor, esses termos atuam de formas diferentes e é preciso entender o papel de cada um para dessa forma desempenhar a melhor estratégia da forma correta.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber para entender a diferença entre o marketing de relacionamento e a ferramenta de vendas, que nada mais é do que o sistema CRM, para que dessa forma sua companhia consiga extrair os principais benefícios dessas áreas e assim conseguir conquistar a melhor relação com seus clientes.
O que é CRM?
Assim como já mencionado anteriormente, o CRM é uma ferramenta baseada em um software, que por sua vez é capaz de capturar, armazenar e analisar dados diversos de seus clientes.
Isso significa que esse sistema pode capturar informações muito mais abstratas do que apenas coisas como nome e telefone.
Dessa forma, com uma boa análise software de CRM gratuito, por exemplo, é possível estipular um perfil para seu público-alvo e assim conseguir tomar melhores decisões em relação a estratégias de marketing e comunicação, ou até mesmo em relação a campanhas e publicidade, para que consiga impactar de forma afetiva seus clientes.
Em suma, com todas essas ferramentas, mesmo que não possa investir no melhor CRM de vendas, por exemplo, ainda sim é possível construir um bom relacionamento com seus clientes, o que por sua vez ajuda e valoriza as práticas de marketing de relacionamento de sua companhia.
Vale lembrar que essa relação com seus consumidores se faz primordial quando o assunto é fidelização, ou até mesmo quando o assunto é divulgação.
Afinal de contas, um cliente satisfeito e fidelizado pode indicar seus serviços a parentes e amigos, que por sua vez vão se sentir confiantes em consumir com sua companhia desde o princípio.
O que é Marketing de Relacionamento?
O marketing de relacionamento por sua vez é uma área do marketing que visa construir e colocar em prática determinadas estratégias com o objetivo de estabelecer uma relação ideal com seus clientes, de forma que eles escolham a sua marca como a sua preferida, a primeira escolha, trabalho que pode ser feito com ferramentas como o sistema CRM.
Sendo assim, com estratégias bem feitas, com o passar do tempo o cliente pode vir a se sentir mais atraído e satisfeito com sua companhia pois o atendimento é personalizado, os produtos de boa qualidade, entre outras características que são fundamentais.
Em suma, é possível prever que estes clientes serão leais e portanto se fidelizam a sua empresa e a seus produtos, preferindo a marca mesmo que esta apresente um preço maior e, posteriormente, não só irá preferir a marca, mas rejeita as concorrentes.
Para que isso aconteça, é fundamental ter um conhecimento amplo e aprofundado de seu cliente para saber o que ele realmente deseja, podendo usar um CRM gratuito para a captura, análise e armazenamento de dados de seus consumidores.
Principais diferenças entre Marketing de relacionamento e CRM
Uma vez que foi possível entender o que cada um representa, seus objetivos e principais características, é possível afirmar que uma boa estratégia de relacionamento com o clientes vai levar em consideração as práticas do marketing de relacionamento utilizando o CRM como ferramenta e meio para que as estratégias sejam bem sucedidas.
Sendo assim, é possível apontar que a principal diferença delas é justamente essa, a forma como cada uma é utilizada, evidenciando como as duas podem ser potencializadas quando usadas de forma complementar para criar um setor de fidelização ao cliente forte em sua companhia, uma vez que fidelizar o cliente é uma tarefa muito importante para a empresa.
Vale lembrar que os benefícios de conseguir fidelizar o cliente nada mais são do que:
- Aumentar a lucratividade;
- Diminuir o custo de aquisição de clientes;
- Melhorar a imagem da companhia no mercado;
- Conseguir cada vez mais caixa para investimentos em crescimento.
A aplicação de um CRM traz uma série de vantagens, das quais potencializam o crescimento da empresa.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.