Aprenda como o budismo nos ensina a limpar o nosso espaço e organizar a mente!
A milenar sabedoria budista acredita que somos seres espirituais vivenciando uma experiência terrestre, na matéria. Por isso, precisamos sempre nos conectar com nossa essência espiritual para termos uma boa vida aqui.
Por isso, precisamos renovar as energias do ambiente em que estamos, a fim de livrar o nosso espírito da sombra. O exterior reflete o nosso interior. Por isso, ter uma casa arrumada, com um bonito tapete para sala, chão limpo e ventilado, armários organizados e ordem ao nosso redor é importante para a nossa jornada.
Nossos pensamentos ordenados vão refletir em um ambiente da mesma forma, organizado, bonito e agradável. Por outro lado, um ambiente muito tumultuado, bagunçado e desalinhado pode indicar que é hora de avaliar nossa saúde emocional.
Quer um exercício de espiritualidade? Limpe sua casa!
Atualmente, nossa sociedade tem a tendência de agir de forma individualista, concentrada em si, e isso não traz felicidade. Por estarem muito ligadas à materialidade, se distraem facilmente, e se esquecem de pensar no que é mais importante.
Além disso, estamos deixando de lado as tarefas manuais, como limpar a casa. É mais fácil pagar uma pessoa para fazer, e isso não é bom, porque fazer a limpeza é uma prática diária que nos ajuda a cultivar a presença e ordenar os pensamentos. É algo monótono, que nos tira do mundo virtual e nos insere novamente na realidade.
Além disso, organizar a casa nos permite organizar também os nossos pensamentos. Podemos aproveitar para refletir sobre um assunto, meditar, esclarecer um problema ou nos concentrar.
Nossa casa é o nosso templo
O monge budista Tulku Thondup, que nos ensina este princípio, da limpeza da casa e renovação das nossas energias, escreveu um texto sobre os méritos de limpar um templo e trouxe lições que podem ser aplicadas por todos nós e podem nos ajudar a fazer uma limpeza energética.
Se você não cuida dos itens da sua casa, você também não cuida das pessoas
Os objetos que compramos para a nossa casa são fruto do esforço, do tempo e do trabalho de outra pessoa. Desta forma, precisamos aprender a valorizar aquilo que adquirimos para o nosso lar, respeitando sempre esse princípio, cuidando, limpando e nutrindo um sentimento de gratidão pelo trabalho dos outros.
Passe para outros o que você não usa mais
Muitas vezes, podemos começar a acumular itens sem perceber. A tendência atual, do consumismo, pode nos levar a comprar produtos que nem mesmo precisamos. Assim, devemos ficar mais atentos ao que deixamos de usar no dia a dia para passar para frente.
Deixe o ar entrar
Com a ventilação adequada em casa, nossos cômodos ficam mais frescos, renovando o ar em cada local e deixando o ambiente mais limpo e saudável, pois evita a propagação de vírus e bactérias. Abrir as janelas também permite a entrada do sol, que é importante para fortalecer o sistema imune.
Mantenha a pia sempre limpa
Para o monge, o ambiente de uma casa funciona como um ecossistema, por isso, as louças devem ser lavadas antes de ir dormir. Retirar o lixo e dar uma destinação para ele, como coleta de material orgânico, compostagem ou jogar no jardim, também faz parte do processo.
Limpe a casa no período da manhã e com foco
A casa deve ser organizada pela manhã, enquanto ainda está em silêncio e o movimento não começou. E o foco deve estar direcionado para o momento presente, na tarefa que estiver sendo executada, sem deixar a mente vaguear para outras coisas.
Divida a limpeza com os demais
A limpeza deve ser feita por todos que vivem na casa de forma dividida e não apenas por uma pessoa, que poderá ficar sobrecarregada. Dessa forma, aprendemos a valorizar o trabalho dos outros e entender que todos são dependentes entre si.