Saiba como temperar o seu frango para que ele fique macio e suculento
O frango é um dos alimentos mais comuns no mundo, e uma das receitas mais apreciadas pelo brasileiro é o franguinho temperado. Isso se deve à facilidade e à praticidade no preparo e ao sabor que é capaz de proporcionar.
Além disso, depois de temperado, ele pode ser preparado de diversas formas: frito, assado, empanado, caldinho, cozido, recheado, desfiado ou em um patê. O segredo para fazer esses diferentes tipos de frango está no tempero. Para que ele fique saboroso e suculento e não com aquele gosto forte, precisa estar bem temperado.
Existem alguns truques que podem ajudar a acertar no preparo, para que o tempero fixe e para que o frango fique mais macio. Para isso, vamos dar algumas opções de preparo para você arrasar no sabor!
Dicas para temperar o frango
Para que sua peça fique temperada na hora de comer, é preciso se atentar aos detalhes na hora da preparação, ou seja, os temperos, o tempo de descanso e o tipo de corte. Por isso, vamos dar dicas de como preparar algumas peças a seguir.
Frango grelhado
Para preparar um filé de frango grelhado, uma dica especial é descongelar a carne um dia antes de temperar. Isso vai ajudar a peça a reter mais os temperos.
Outro fator que faz diferença é deixar o frango marinar antes de levar ao fogo. Lembrando que o filé tende a ser mais seco que as outras partes e, para que fique mais macio, ele precisa entrar em contato com uma solução líquida mais ácida que contenha temperos.
Apenas para lembrar: essa solução líquida não é água. O que você pode usar para marinar é o suco do limão ou vinagre. Se você quiser inovar na receita, poderá substituir pelo sumo de uma laranja, que dará um sabor diferente ao seu frango.
Passo a passo:
- Passe sal, alho batido, cebola, páprica e manjericão e, em seguida, acrescente suco de limão, laranja ou vinagre. Se quiser, pode adicionar um fio de azeite para dar mais robustez à marinada.
- Deixe seu frango nessa mistura por, pelo menos, 30 minutos. Em seguida, já pode passar os filés na frigideira, de 3 a 5 minutos de cada lado e, no final, acrescentar uma colher de manteiga para deixá-lo mais úmido e suculento.
Frango assado
O frango assado é um prato clássico da nossa culinária, o tradicional frango de domingo. Mas como evitar que ele fique seco e sem sabor? A dica principal é evitar temperar na hora e passar a temperar um dia antes.
Quando a peça fica um tempo maior marinando, de um dia para o outro (mais ou menos 12 horas), o tempero fixará na carne, deixando-as mais macia. Dessa forma, aposte nas ervas naturais juntamente com os temperos secos.
Frango frito
As melhores peças para fritar são as coxinhas da asa, asinhas e coxas do frango, e se quiser um prato no estilo frango a passarinho, fazer uma salmoura (salgar a carne) é a melhor opção.
Para preparar essa opção, você poderá colocar água morna em um recipiente, adicionar 1 colher de sal para cada xícara de água e fazer um mix de temperos secos da sua preferência.
Em seguida, deixe as peças de molho nessa mistura, tampe e leve para a geladeira. Deixe lá por uma a duas horas sem mexer e, em seguida, frite o frango em óleo quente. Você terá uma carne mais crocante por fora e macia por dentro. Além disso, sentirá o gosto do tempero que estará incorporado.
Aposte na manteiga
Acrescentar um pouco de manteiga no frango na hora de fritar ou na hora de assar é uma ótima forma de ter uma peça mais molhadinha. Se você estiver assando uma peça inteira, essa dica é ainda mais valiosa, e você ainda poderá adicionar, no interior do frango, cebola e ervas, como tomilho e alecrim.